CNPq divulga Chamada para apoio a projetos na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação

Postado por: Joao Doarth

Estão abertas as inscrições para a chamada de apoio a projetos para estruturação da Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA). As inscrições seguem abertas até o dia 13 de outubro de 2016.

Esta Chamada objetiva apoiar a RENAMA por meio do fomento a projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País na área de Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Experimentação.

Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$ 300 mil.

Os laboratórios contemplados serão integrados à RENAMA por meio de um acordo de cooperação técnico-científica com os laboratórios centrais. Neste edital, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) atuará como um desses laboratórios centrais da Rede.

A RENAMA busca integrar grupos que se dedicam a desenvolver, validar e certificar tecnologias e métodos alternativos para os testes de segurança e de eficácia de medicamentos e cosméticos, com objetivo de superar barreiras técnicas de exportação e agregar valor aos produtos brasileiros (cosméticos, saneantes, agrotóxicos, fármacos e outros produtos relevantes para a saúde humana).

Veja o edital completo aqui.